top of page

ESPECIALIDADES & TRATAMENTOS

Atendimento para adultos

Todas as pessoas são atravessadas por problemas e dificuldades ao longo da vida. Ter uma vida para administrar, não é uma tarefa simples. Dar conta de situações do dia a dia e mais suas próprias dúvidas, suas frustrações e alterações de humor e pensamentos, podem fazer desencadear muita angústia, estresse e sofrimento diário. Um acompanhamento psicológico auxilia num autoconhecimento, na descoberta de seus desejos, na resolução de conflitos, no entendimento de situações que geram dor, dentre outras.

Atendimento a adolescentes

A adolescência é um período de transição entre a fase infantil e adulta. Neste período podem ocorrer dúvidas em relação a identidade, desejos e caminhos a seguir. Mudanças corporais e psíquicas interferem em como o adolescente irá se ver . É um período que pode gerar angústia devido a dúvidas sobre si, a vida e o futuro. Um acompanhamento psicológico nessa fase, auxilia o sujeito na tomada de decisão e em questões como insegurança, distorção da imagem corporal, dentre outras.

Ansiedade

Ansiedade é muito falada atualmente como um mal que atinge muitas pessoas. Lidar com a correria da vida, exigências externas e internas, medos em relação ao futuro, inseguranças, medo de não ser capaz, etc, podem fazer desencadear a ansiedade, em vários níveis. É essencial ter um espaço para falar sobre toda essa exigência que a ansiedade gera, pensar sobre ela, seu início, momentos de vida, medos, etc. Reflexões e um trabalho consistente em análise, são necessários. nesse caso.

Atendimento a pacientes oncológicos

No momento de descoberta da doença e durante o tratamento, é de suma importância um acompanhamento psicológico para auxiliar no enfrentamento, nas percepções e no suporte em relação ao momento presente, as alterações físicas e psíquicas, e em relação ao futuro. Os familiares também são impactados pela doença que acomete um ente querido e muitas vezes guardam angústia e dificuldade no manejo dessa situação, para si, gerando sobrecarga emocional e consequentemente problemas psíquicos. Um acompanhamento para o familiar que se vê neste cenário, é de suma importância.

Depressão

Pessoas com diagnóstico de depressão apresentam uma dificuldade e alteração do prazer em relação a vida. Normalmente prevalece o desânimo, falta de perspectiva de vida, falta de prazer, tristeza, irritabilidade, desesperança, etc. Isso tudo faz com que haja uma diminuição da energia vital. Um acompanhamento psicológico neste caso, dará um suporte nessa dor, nessa angústia e auxiliará no entendimento da depressão, seu início, motivos de permanência, perspectivas de futuro, etc. Um acolhimento dessa dor de existir e muito trabalho sobre a demanda apresentada, faz com que o sujeito não se fusione a um diagnóstico. Diagnósticos auxiliam para orientar um caminho, mas não definem uma pessoa. 

Angústia

De certo modo a angústia faz parte da vida de todos nós. Uma sensação de vazio, não conseguir denominar o que se está sentindo, aperto no peito, nó na garganta, etc, são apenas algumas das expressões e tentativas de definir a angústia. Ter um espaço para falar sobre isso, auxilia na elaboração e entendimento dos motivos dessa angústia retornar de forma recorrente.

© 2018 by Nathalia Tibães 

bottom of page