Um tratamento psicanalítico é único para cada sujeito. Demandas diferentes, expectativas únicas e um trabalho que acontece dinamicamente de forma distinta para cada pessoa. Uns utilizam o espaço por mais tempo do que outros e isso não dá para falar de forma antecipada. O desejo de estar ali é que coordena o tempo. Problemas todo mundo tem, mas ter o real desejo de resolvê-los é que faz o trabalho fluir e ser efetivo. Estar ali e se entregar ao processo faz com que se descubra maneiras de lidar com a dor, de superá-la e de ressignificá-la. Dar sentido ao que falta, ao que gera sofrimento, faz o sofrimento ser visto de uma outra maneira, por outro ângulo.
Falar do que dói faz a dor parar de pulsar.
Por exemplo, da mesma forma que cada um imagina uma flor diferente de outra pessoa, ou seja, cada um tem sua flor única, imaginada. O trabalho também o é. Efeitos diversos podem surgir, mas todos eles em direção da verdade. Da sua verdade, que está escondida, inconsciente. O que você quer? Qual o seu real desejo?
A análise sustenta o sujeito no que ele descobre ser o seu desejo. E eu digo – “O SEU DESEJO”.
Friso esta parte, pois no geral vivemos muito em função do desejo do outro e do que esperam de nós.
Não precisa ter dor para procurar uma análise, muitas pessoas buscam um espaço acolhedor, sem julgamentos e críticas para que possa se ouvir e compreender a si, nas suas faltas e ambiguidades de pensamentos.
Já pensou em começar esse trabalho? Se você está lendo isso, provavelmente a resposta é sim. Que tal conhecer o meu trabalho mais de perto? Entre em contato e marque uma primeira sessão.
Aguardo você!
“É necessário desconstruir algumas verdades impostas para construir a sua verdade legítima”
Psicóloga Andréa Rocha
Comments